Diamante
Um diamante é uma gema preciosa composta de carbono puríssimo e arranjada numa forma cristalina duríssima. Os diamantes são classificados pelas quatro propriedades fundamentais: carat, cut, color e clarity. O valor de um diamante é determinado pela sua cor, clareza, corte e tamanho (carat). Eles são considerados as pedras mais destacáveis, em extrema demanda entre os consumidores que procuram adornar seus objetos especiais.
História dos Diamantes
As primeiras referências a diamantes datam da antiguidade clássica. Nas histórias narradas na literatura clássica, o caráter alegórico do mineral era relacionado a qualidades como resistência, longevidade e poder. Na Índia é onde se encontraram os primeiros diamantes sendo extraídos da terra por volta do século 4 antes de Cristo.
Os diamantes conhecidos naquela época eram encontrados em pequenas quantidades, como parte dos rejeitos de minas de ouro. Durante séculos, os diamantes eram usados para ornamentos e ferramentas, porque eram extremamente duros e não eram afetados por materiais cotidianos.
Os diamantes só começaram a ser usados como joias no século dezesseis.
Extração de Diamante
A extração de diamantes começa com a identificação de rochas vulcânicas ricas em diamantes. Um minerador seleciona as rochas vulcânicas ricas em diamantes e, em seguida, as rochas são processadas. Esta etapa envolve separar as rochas desejadas das rochas e sólidos residuais comuns. Esta etapa é seguida pelo processo de separação. A separação envolve a remoção de todas as impurezas presentes na rocha. Em seguida, as partículas de diamante são separadas das outras partículas usando água e areia fina.
Uma vez que os diamantes são identificados, são separados dos outros materiais, limpam-se e podem ser classificados de acordo com o seu carat, corte, clareza e cor. Após o processo de classificação, os diamantes são preparados para serem lapidados. O lapidação é o processo responsável por tornar o diamante com a forma apropriada para a sua destinação final. Uma vez que o diamante tem a sua forma final, ele é montado na joia em que vai ser usado.
Tipos de Diamante
Existem diferentes tipos de diamantes disponíveis no mercado. Os principais são os seguintes:
- Brilliand Cut: O corte brilliand é o mais comum e procurado entre os compradores de diamantes. Esta forma é caracterizada por 58 facetas e possui a forma de um losango.
- Princess Cut: O corte princesa foi originalmente desenvolvido na Inglaterra e tem sido cada vez mais popular nos últimos anos. Ele tem 78 facetas e geralmente tem a forma de um quadrado arredondado.
- Heart Cut: O corte coração é caracterizado por 56 facetas e apresenta a aparência de um coração.
- Cushion Cut: Esta forma foi originalmente projetada na Índia. Ele é caracterizado por 64 facetas e é muito parecido com um almofada.
- Emerald Cut: O corte esmeralda é caracterizado por 42 facetas e tem a forma de um retângulo estreito.
Quanto Custa um Diamante?
O preço de um diamante depende de vários fatores, incluindo o seu carat, corte, clareza e cor. O preço também pode variar dependendo do lugar onde você está comprando. Por exemplo, diamantes comprados em lojas especializadas costumam ser mais caros do que diamantes comprados em grandes revendedores. O tamanho também desempenha um papel na determinação do preço de um diamante. Quanto maior for o carat, mais caro é o diamante. Além disso, o custo de lapidação e montagem também pode ser levado em conta.
Diamante na escala de mohs
Diamantes são uma das pedras preciosas mais procuradas no mundo. Sua dureza incomparável (10 na escala de mohs) e beleza incomparável os tornam distintos das outras pedras. Diamantes também são considerados como uma escolha perfeita para joias, pois são extremamente resistentes ao desgaste e à corrosão. O custo de um diamante depende de vários fatores, como carat, corte, clareza e cor. Portanto, é importante compreender as propriedades de um diamante antes de comprá-lo.
Pingback: Nome de pedras preciosas - Pedras e Minérios
Meu sonho
O mais duro de todos, lindos …
Eu tenho um mais não tem valor comercial
Pingback: Refratômetro de prisma ou digital? - Pedras e Minérios
Pingback: 7 pedras que as pessoas compram achando que é diamante - Pedras e Minérios
Pingback: Cornalina - Pedras e Minérios
Pingback: Opala - Pedras e Minérios
Pingback: Pedra Rubi - Pedras e Minérios
Pingback: Teófilo Otoni, MG: Capital Mundial das Pedras Preciosas - Pedras e Minérios
Pingback: Como fabricar diamante? - Pedras e Minérios
Pingback: Quartzo e suas variedades - Pedras e Minérios
Pingback: O que significa sonhar com pedras preciosas? - Pedras e Minérios News
Pingback: Nome de pedras preciosas: Ágata - Tipos, significados e propriedades - Pedras e Minérios News
Pingback: O que é a dumortierita quartzito? - Pedras e Minérios News
Pingback: Maior diamante azul vai a leilão amanhã 07 de novembro (mais de R$ 244 milhões) - Pedras e Minérios News
Pingback: Citrino, a pedra preciosa laranja - Pedras e Minérios News